14 de jan. de 2011

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças


Um pouco antigo, e um dos meus filmes preferidos, hoje especialmente estou pensando muito nele. Ouvindo a música tema sem parar: "um dia todo mundo tem que aprender".
Vamos ao filme... eu tb não gosto do Jim Carrey e todos os filmes que ele já fez, com todo aquele besteirol, por isso relutei ao ver o filme, mesmo quando indicado por pessoas de gosto apurado pelo cinema.
Mas, resolvi assistir... A Kate Winslet está em uma das suas melhores performances e o Jim Carrey, fez um filme totalmente diferente do que já havia feito.
Quantas vezes já desejamso que algo nunca tivesse acontecido, ou quantas vezes pedimos pra apagar da mente algumas lembranças?
Acontece que somos a soma de nossas lembranças e experiências, eu não seria a mesma sem elas, seria outra pessoa se não passasse por tudo o que já passei, aonde teria adquirido maturidade, coragem, experiência, e crescimento? (ta certo que ainda falta muito, mas que todas as lembranças venham somar).
Além do mais, tudo nos acontece como tem que ser, e nem sempre tudo são flores, todo relacionamento vem acompanhado de más e boas recordações, momentos mágicos e únicos e que depois viram momentos de dor e raiva. E quando a gente pensa, seria melhor esquecer tudo, e nunca ter conhecido, e os momentos bons, tb merecem ser apagados?
Eu não escolheria me privar desses momentos mágicos,maravilhosos, borboletários, porque tempos depois me trouxeram dor. Cada lembrança triste, vem tb uma lembrança feliz. Que causa tristeza tb, porque vem acompanhada de saudade. Mas isso ainda assim é infinitamente melhor que páginas em branco.
Eu não escolheria voltar atrás e não ter vivido tudo o que já vivi, ignorar os aprendizados, porque o sofrimento faz parte deles. Cedo ou tarde, temos que aprender as nossas lições.
Também se pudesse escolher, não repetiria muitas experiências. As lembranças tem o seu lugar no passado, não pretendo viver delas e ficar recaptulando.
Hemingway dizia que "não se deve voltar aos campos de batalha".
Super recomendo o filme, nos faz pensar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário